Tempo de leitura: 4 minutos
“O homem mais rico da Babilônia” é uma leitura que devia ser obrigatória. É um livro bem curtinho, mas com um grande conteúdo. Certamente, uma sabedoria que fará toda a diferença na vida de quem der uma chance à ele.
O livro mudou a forma como eu enxergava a maneira de enriquecer. Me abriu os olhos para a forma correta de cuidar dos meus ganhos e de como ganhar mais. E tenho certeza que terá grandes benefícios para sua vida.
Se você vê o seu salário ir embora todos os meses, se tem a sensação de que está se endividando, leia as próximas linhas com bastante atenção. Aqui, resumi um pouco do ouro que George S. Clason escreveu.
O homem mais rico da Babilônia: do que se trata?
O autor se usa de parábolas da antiga Babilônia e, mostra o quanto esse povo pode contribuir ensinando finanças pessoais. George mostra como os babilônicos entendiam o valor do dinheiro e como faziam para acumular riquezas.
Trazendo esses conceitos para a atualidade, é possível usar dessa sabedoria para enriquecer. A Babilônia era conhecida por suas riquezas, todas trazidas pelo homem. Esse potencial se deu devido a capacidade do povo em articular, promover valor e principalmente, em sua pró-atividade.
O livro, inclusive, traz a parábola de um homem riquíssimo, que no passado foi escravo de outros homens. Isso mostra que é possível ganhar dinheiro, desde que se saiba como cuidar do mesmo.
Naquele tempo, os pagamentos eram feitos em moedas de cobre, prata e ouro. E, um dos ensinamentos é exatamente esse: a cada 10 moedas de cobre, guarde 1. Essa será sua semente da riqueza.
O livro mostra, que é necessário viver com menos. E, a cada pagamento recebido, deve-se retirar uma pequena porção e reservá-la. Esse será o início da sua fortuna. É através dessa pequena economia, que você conquistará muito mais.
Contudo, além da disciplina em guardar “suas moedas”, é preciso ter paciência.
“A riqueza, como uma árvore, cresce a partir de uma simples semente. A primeira moeda de cobre que economizar será a semente a partir da qual sua árvore crescerá. E quanto mais cedo plantá-la, mais cedo a árvore crescerá. E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias constantes, logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento embaixo de sua sombra.”
7 soluções sobre a falta de dinheiro
George apresenta 7 soluções sobre a falta de dinheiro que, quando aplicadas para a sua vida, poderá resolver boa parte das suas questões financeiras. Basicamente, ele mostra o quanto é importante você:
- Guardar uma parte dos seus ganhos;
- Ter total controle sobre os seus gastos;
- Multiplicar seus rendimentos;
- Manter o seu dinheiro em um local seguro;
- Ter uma casa própria;
- Ter um plano financeiro para seu futuro (considerando sua velhice e sua família);
- Aumentar sua capacidade de ganhar mais dinheiro.
Ao trabalhar com esses 7 pontos, você perceberá uma boa diferença em sua conta bancária. Contudo, é preciso lembrar: isso não é mágica. É trabalho duro. É paciência e consistência.
É possível enriquecer com o trabalho, mas você precisa ter calma e ser consistente em sua meta.
Falei sobre cada uma das 7 soluções nesse outro texto aqui.
As 5 leis do ouro
“ – Um saco cheio de ouro ou uma tabuinha de argila gravadas com palavras sábias; se vocês tivessem que se decidir por um ou por outra, qual escolheriam?”
Se você escolheu o ouro, é provável que em pouco tempo não tenha mais nada. Isso porque você não saberá como administrar esse ouro. Agora, se escolher a tabuinha de argila, provavelmente saberá como ganhar muito mais do que apenas um saco cheio de ouro.
A história é de Nomansir, filho de Arkad, o homem mais rico da Babilônia. Ele conta, que o pai, queria deixar toda a herança para ele. Mas, ele teria que provar que era capaz de administrar toda a riqueza. Para isso, deu um saco de ouro e uma tabuinha de argila com as 5 leis do ouro. Mandou o filho embora e disse que voltasse em 10 anos para mostrar seus resultados.
Na tabuinha, continha 5 preciosas lições. Ao ler e aprender sobre elas, qualquer pessoa será capaz de administrar o seu dinheiro.
Recomendo que faça a leitura completa do livro “O homem mais rico da Babilônia”, de George S. Clason. Depois me conta o que isso mudou em sua vida.