Tempo de leitura: 4 minutos
A todo o momento somos tomados de novidades, informações e notícias. Saber o que se passa do outro lado do mundo em tempo real já não é mais um grande acontecimento, mas sim parte do nosso dia a dia.
Isso significa que o mundo vive em completa transformação e que ano após ano novas possibilidades chegam a nós, e acompanhá-las é a chave para o sucesso da sua empresa.
Não há como dizer que o mundo dos negócios se manteve intacto nos últimos tempos, afinal, as pessoas mudam e os seus negócios precisam acompanhar essa evolução, pois quem estiver preparado chegará primeiro no potencial cliente.
E quando falamos em negócios, não podemos nos esquecer de falar em marketing, e melhor ainda, em marketing digital. Já parou para pensar se vale a pena investir em marketing digital? Aqui vou listar 4 motivos para começar agora mesmo.
Você ganha destaque
Já imaginou quantas pessoas ao redor do mundo têm acesso à internet e estão conectadas 24 horas por dia? Parece ser impossível mensurar isso, mas fato é que mais de 3 bilhões de pessoas possuem acesso à internet e, no meio desses 3 bilhões de pessoas, estão os seus clientes em potencial.
Investir em marketing digital se tornou necessário uma vez que você busca visibilidade, afinal, como diria o velho ditado popular “quem não é visto não é lembrado”. E isso se aplica na sua totalidade para quem deseja trazer à memória das pessoas sua marca e seus serviços.
Além do destaque, com a atual situação do nosso país, mais do que nunca a internet tornou-se essencial na rotina do ser humano. Durante a quarentena, muitas pessoas estão fazendo suas compras online. Logo, quem não tem presença digital não consegue vender.
Você sabe para onde o seu dinheiro está indo
Marketing digital é bem mais do que postar no Facebook ou Instagram o dia todo, aliás quem pensa que isso é marketing digital está enganado. Postar nas redes sociais é apenas uma das ferramentas que o marketing digital usará para levar sua marca ao seu público. Tudo depende da estratégia que foi pensada e elaborada para o seu projeto.
As publicações são gratuitas e, por si só, já atraem resultados organicamente (sem investir em anúncios). Mas, isso pode levar algum tempo até conseguir um retorno realmente alto. Portanto, para vender alguns produtos, pode-se utilizar os anúncios.
Quem investe quer retorno. Isso parece óbvio, mas nem sempre isso acontece. Por isso, contratar profissionais qualificados em marketing digital é melhor maneira de saber para onde seu dinheiro está indo, como e quando será investido e qual o retorno que ele está trazendo.
Mas, você também pode aprender a fazer seus próprios anúncios. Para isso, terá que dedicar um bom tempo de estudos sobre o tema.
Você não precisa fazer um alto investimento
Lembre-se de que muitas vezes o “pouco torna-se muito”. Investir uma pequena quantidade em dinheiro, mas atingir corretamente o seu público-alvo pode ser mais vantajoso do que investir uma verba alta e não atingir seu potencial cliente, não é mesmo?
E é aí que entra em ação o marketing digital qualificado. Ao criar uma boa estratégia, você conseguirá atingir exatamente as pessoas que tem chances de comprar seus produtos. Isso aumenta as chances de retorno.
Mesmo que você não invista dinheiro por enquanto, poderá usar as ferramentas gratuitas que ajudarão a alavancar seus negócios. Como por exemplo, o uso de hastags (#), localização nos posts e as marcações nos perfis de seus clientes.
Canal de comunicação e aproximação
A internet encurta as distâncias entre as pessoas. E entre pessoas e marcas também. Há várias possibilidades de se comunicar com seus potenciais clientes, como o Messenger no Facebook, o Direct no Instagram ou o próximo WhatsApp.
Através desses canais, novas vendas podem ser realizadas. Clientes fidelizados.E até mesmo possíveis problemas resolvidos. Sem contar que é possível entrar em contato com potenciais clientes pelo Brasil inteiro.
A princípio, o marketing digital é lindo, não é mesmo? Mas para investir o seu tempo e o seu dinheiro, é necessário muito conhecimento. Recomendo que continue pesquisando sobre e lendo mais materiais sobre o tema.
Veja também: