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Conteúdo é aquilo que preenche. Logo, o marketing de conteúdo é usado para oferecer algo mais para o público. Seja algo para educá-lo, tutoriais ou apenas entretenimento.
É possível aplicar uma estratégia de conteúdo em vários tipos de segmentos diferentes. Por ser adaptável, é usado em blog ou redes sociais, seja através de vídeos, fotos ou textos. Já dizia Avinash Kaushik, “conteúdo é qualquer coisa que adiciona valor para a vida do leitor”.
Essa é uma estratégia altamente eficiente, principalmente para quem quer ser lembrado e fidelizar seus clientes. Além de conquistar novos. Aqui, vou esclarecer alguns pontos do marketing de conteúdo que todo mundo deve saber, principalmente quem está começando!
O que é marketing de conteúdo
Conjunto de estratégias que tem o intuito de oferecer algo a mais para o público, como materiais educativos, tutoriais entre outros. Vamos à um exemplo prático!
Imagina que você é uma decoradora. Claro que a qualidade do seu trabalho influencia na decisão do cliente na hora da contratação. Mas, tem um ponto interessante: como o seu cliente chegará até você? Por que ele deveria solicitar um orçamento seu?
Para que novos clientes te encontrem e resolvam entrar em contato com você, é preciso mostrar o que você faz. E mostrar que você entende sobre o assunto e que entregará resultados incríveis. E como fará isso?
Através de conteúdo.
Seja no Instagram, Facebook ou no próprio site, publique conteúdos que estejam relacionado aos seus serviços como decoradora. Como dicas de como aproveitar melhor os espaços, cores que combinem, iluminação etc.
O conteúdo pode ser feito com textos, imagens e vídeos. Ou um conjunto dos três. Aproveite todas as ferramentas de cada canal para criar conteúdos específicos. Como o stories no Instagram, por exemplo.
Todo e qualquer conteúdo deve sempre ser feito pensando em quem irá recebê-lo. Ou nas pessoas que você quer atingir. Isso ajuda na hora da elaboração das estratégias e principalmente: para colocar a mão na massa.
Por que o marketing de conteúdo funciona?
Quando bem aplicado, o marketing de conteúdo faz com que haja um maior engajamento com seus clientes com ações feitas através do celular, e-mail e internet. Dessa forma, é possível conquistar e fidelizar seus clientes.
Lembre-se: as técnicas e estratégias podem ser aplicadas em vários canais diferentes. Desde que sejam adaptadas para cada uma delas.
O marketing de conteúdo funciona porquê:
- Educa o mercado (e seus clientes);
- Cria leads (conquista novos clientes);
- Aproxima marca e consumidor;
- Reduz o custo de aquisição de cliente.
Educa o mercado
Você sabia que antes de decidir por comprar determinado produto, o público precisa ver a falta que ele faz em suas vidas?
Com o marketing de conteúdo você consegue mostrar ao público a importância do seu produto ou serviço. Utilizando as estratégias adequadas é possível instigar o desejo de comprar em seus consumidores.
Lembre-se: nos dias de hoje as pessoas andam muito mais exigentes e sempre procuram os melhores produtos e serviços. Dessa forma, elas querem bons motivos para comprar determinado produto. Ou seja, eduque o seu mercado para que ele veja a diferença que o seu produto fará.
Cria leads
O lead é um potencial cliente que demonstrou ter interesse em adquirir o seu serviço. É aquela pessoa que deixa seu e-mail, uma mensagem no inbox ou direct, ou ainda o contato do WhatsApp.
Usar gatilhos mentais é uma maneira de reforçar a mensagem, aumentando as chances de ganhar leads.
Como lead, você tem mais chances de fechar o negócio. Porque se a pessoa deixou uma maneira de contatá-lo, é sinal que se interessou naquilo que você faz. O ponto agora é continuar oferecendo conteúdos de qualidade para converter em venda.
Aproxima marca e consumidor
O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de aproximar a marca e o consumidor. Com publicações frequentes, existe a possibilidade de você sempre estar na timeline do seu público.
Marcando presença, seus seguidores (ou clientes) vão se lembrar de você. E com isso, existe a grande possibilidade da sua marca tornar-se referência. Além de aumentar a interação com o público.
Essa aproximação também pode ser feita através de mensagens diretas, principalmente se você já tem leads. Com tudo, nesse caso tenha cuidado para não parecer chato demais enviando conteúdos em excesso.
Lembre-se: o bom relacionamento é a base da fidelização de clientes.
Reduz o custo de aquisição de clientes
Investir em conteúdo não precisa ter um custo alto. Se você ainda não tem conhecimento na área, pode aprender a fazê-lo. Ou contratar um redator profissional, o que facilitará todo o processo para você.
Na prática, você precisará de boas imagens e bons textos. Se esse material for profissional, será perfeito! Mas não espere profissionalizar os equipamentos e comece com o que você tem. Quando se tem algo realmente de qualidade para se mostrar, os equipamentos ficam em segundo plano e um celular poderá te auxiliar nessa estratégia.
Se formos comparar o Marketing de Conteúdo aos demais métodos de marketing, podemos notar que ele possui o menor investimento. Além disso, você consegue avaliar o retorno em pouquíssimo tempo. Dessa forma, se sua estratégia não estiver sendo satisfatória você ainda consegue alterá-la rapidamente para alcançar o seu objetivo.
Dúvidas sobre as vantagens do marketing de conteúdo? Deixe aqui nos comentários que logo respondo!