A tão temida atualização do Instagram chegou. E agora? O que fazer já que os seguidores não podem ver a quantidade de likes?
Continuar produzindo conteúdo. Simples assim. Os likes ainda estarão lá, o único diferencial é que os seguidores não irão vê-los, apenas quem fez o post. Se isso é bom ou ruim, o tempo dirá. Se isso foi pela preservação da vida ou por motivos financeiros, o tempo também dirá. O que importa é que os likes “sumiram”, então só uma coisa a se fazer: produzir mais e melhor.
Vi muitas análises, reclamações, posts e vídeos sobre o tema ao longo do dia. E, sobre tudo isso e com minha experiência com as mídias, tenho minhas próprias ideias acerca do tema. Quer saber quais?
Não dá para construir em terreno alheio
“Influenciadores serão prejudicados com a queda dos likes.”
“E quem depende do Instagram?! Como as parcerias serão fechadas?!”
Essas foram as duas frases que mais ouvi hoje. E antes de qualquer coisa, destaco um erro de quem se arrisca trabalhar no marketing digital sem conhecimento ou preparo para isso. Ninguém constrói uma casa no terreno do vizinho!
Não somente o Instagram, mas todas as redes sociais são ótimas ferramentas para auxiliar na divulgação do seu trabalho e na conexão com seu público. Mas em hipótese alguma devem ser usadas isoladamente. Quem trabalha e depende apenas de uma rede social, pode perder tudo da noite para dia.
Constantemente os algoritmos são alterados. Isso acontece, segundo os fundadores, para melhorar a experiência do usuário. Quem faz uso dessas mídias precisa se atualizar constantemente para conseguir resultado através delas.
Há algumas semanas atrás três ferramentas muito usadas tiveram um problema no mesmo dia: Instagram e Facebook instáveis. WhatsApp não enviava fotos, vídeos ou áudios. Ao final do dia, muitos influenciadores digitais saíram prejudicados porque usavam somente um desses canais.
Ou seja, uma rede social pode deixar de existir a qualquer momento. (RIP Orkut)
“Mas, Ananda, então qual a melhor estratégia?”
Construir sua autoridade no seu terreno: um blog ou site. Contudo, é importante sempre usá-lo junto com outras estratégias, dependendo de onde o seu público está. Recomendo escolher pelo menos 3 locais para marcar presença. Dessa forma, se uma rede social cair o seu público pode ter contato com você em outra. E, o seu site será apenas seu, sem mudanças surpresas de algoritmos.
Uso Instagram para trabalhar, e agora? O que muda?
Se você já produz um bom conteúdo, continue. Tente observar o tipo de material que mais tem engajamento e invista mais nesse estilo de post. As curtidas não serão mais visíveis, mas os comentários sim. Procure fazer posts que mais geram comentários, assim sua interação será bem nítida.
Há ainda outras maneiras de continuar sendo visto por marcas, principalmente se você for influenciador digital. Como por exemplo, o tipo de pessoa que te segue no Insta. Se essas pessoas forem parte do público alvo de alguma marca, ou ainda se pessoas influentes te seguem, certamente você ganhará alguns pontos a mais.
A posição de um influenciador digital ou de uma marca no Instagram precisará ser muito mais forte e muito mais presente. Mostre sua cara, comente, responda comentários, faça stories e todo o conteúdo que achar pertinente ao seu mercado e principalmente: que esteja dentro dos seus valores.
No final das contas, o que contará mesmo é a imagem que uma pessoa ou marca tem no Instagram de uma maneira geral, e não o número de likes em um único post. Para trabalhar com essa ferramenta, será necessário ser humano, ser verdadeiro e fiel aos seus princípios.
A nova era do Instagram
Há tempos o Instagram vem fazendo mudanças para preservar o contato humano dentro da rede social. Muitos usuários perderam suas contas devido ao uso de automação, o que levou muitos outros usuários a deixar de usar esse tipo de estratégia. O intuito é gerar mais interação real e não mecânica, diminuindo a busca desenfreada por likes.
Outra prova viva disso é o stories. A ideia de publicações que fiquem no ar apenas por 24 horas, é que o público compartilhe seus momentos de uma maneira mais dinâmica. Sem tempo para preparação de cenário ou o tratamento de imagem. Os stories pedem o real, o agora.
E adivinhem? O público não vê a quantidade de visualização que um storie teve. Não vê o tipo de interação, as respostas ou qualquer outro contato com quem tenha visto aquela história. Diferente do feed onde se enxerga tudo escancaradamente.
Enquanto alguns procuram manter um feed harmônico enquanto buscam por likes, o stories quer o agora, sem muito “mimimi”. E, quem trabalha com o Instagram sabe muito bem o peso que essa ferramenta tem nos índices de engajamento.
No final das contas a nova era do Instagram sem likes chegou para profissionalizar ainda mais a ferramenta para uso comercial. Quem realmente quer ganhar espaço, precisará criar um conteúdo muito melhor do que o atual. Os posts serão filtrados pelos usuários e, aquele que mais cativar, ganhará mais que um like: terá comentários ou até mesmo o post salvo. Menos quantidade, maior a qualidade do conteúdo! A consequência será um engajamento natural, melhorando os resultados para quem investe.
E o perfil pessoal?
Esse continuará o mesmo: postando, curtindo e comentando! Sem muitas alterações no sentido de publicação e interação. Porém, é bem provável que o tornem-se mais seletivos. Lembre-se: o apelo não será mais o número de likes, o sim o conteúdo que realmente vai engajar o público desejado.
E aí? A mudança do Instagram vai impactar seu perfil e seu trabalho? Já usa outros meio de se comunicar com seu público? Conta mais nos comentários!